Nossas cidades.
Nossas cidades estão se expandindo e novos modos de vida nos afastam cada vez mais da natureza. As zonas portuárias das cidades em crescimento de hoje normalmente incorporam docas, canais, defesas contra inundações, canais de águas pluviais e muitos tipos diferentes de muros de contenção e contenção para controlar os sistemas de água urbanos.
O resultado é que as cidades aquáticas de hoje normalmente contêm muitos quilômetros de margens compostas predominantemente de concreto duro, estacas-pranchas de aço ou trabalhos em pedra. Desta forma, perde-se o potencial para que os cursos de água se tornem corredores ecológicos, paisagens aquáticas que proporcionam santuário para uma vasta gama de espécies, bem como um local para as pessoas escaparem da agitação da cidade.
A restauração de rios urbanos expandiu-se nos últimos anos e as pessoas estão a começar a compreender os benefícios interligados que os ecossistemas restaurados podem proporcionar à sociedade sem perturbar as infraestruturas existentes.