Curupira Amazônia
O Projeto
POR MOTIVO DE SEGURANÇA DO PROJETO NÃO PODEMOS DESCREVER MAIS DETALHES.
Reflorestamento Amazónia
O reflorestamento e a contenção do desmatamento se destacam como as soluções de maior potencial. Neste campo, a Amazônia é protagonista. As florestas tropicais armazenam 25% da biomassa florestal do planeta. E em nenhum outro lugar as árvores têm potencial para acumular de maneira permanente tanta biomassa.
CONTEXTUALIZAÇÃO
O estado do Amazonas é detentor do maior patrimônio florestal do Brasil. São 140 milhões de hectares de florestas nativas e cerca de 50% do território legalmente protegido, constituído de 28% de terras indígenas (TI), 12% de unidades de conservação (UC) estaduais e 12% de UCs federais. Tem o mais baixo índice de desmatamento da região amazônica (menos de 3% da área de total do estado), embora os municípios localizados ao sul do estado apresentem índices elevados de desmatamento. Entre as principais causas, estão: a pressão migratória dos estados vizinhos; a carência de políticas integradas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região; a incipiente regularização fundiária e a falta de controle e de fiscalização ambiental permanente.
OBJECTIVOS
O projeto Reflorestamento da Amazônia tem como objetivo apoiar o fortalecimento da gestão ambiental do estado do Amazonas em áreas sob intensa pressão por desmatamento,
A recuperação de áreas desmatadas mediante reflorestamentos com espécies com função econômica e ecológica, por meio de sistemas agroflorestais,
Realizar oficinas de sensibilização com as comunidades locais, capacitações e assistência técnica por meio de práticas de uso e manejo sustentável de recursos naturais, utilizando unidades demonstrativas em que os produtores pudessem observar os métodos de implantação e os resultados dos sistemas agroflorestais.