Reflorestamento
O reflorestamento é a técnica de formar novas florestas em áreas que foram desmatadas.
Devido à intensa degradação ambiental, algumas florestas não conseguem mais se recuperar naturalmente e então uma solução é o reflorestamento.
O reflorestamento, envolve o plantio e manutenção de vegetação em áreas que tenham sido previamente degradadas ou destruídas e, de acordo com a finalidade do plantio, determinadas espécies são escolhidas.
O IBAMA recomenda que a mata se regenere espontaneamente para que espécies naturais da região retornem. Porém, é bom perceber que nesse processo a ajuda do homem é muito importante para que haja maior controle e melhor recuperação da área desmatada. É recomendável utilizar diversas espécies nativas do local em que haverá o reflorestamento para incentivar a diversidade biológica e estimular o retorno da fauna.
O reflorestamento traz diversos benefícios, entre eles a:
✔ Diminuição da erosão nos solos
✔ Amenização do clima
✔ Recuperação das nascentes
✔ Retenção de poluentes atmosféricos
✔ Redução do aquecimento global (sequestro de CO2)
✔ Maior biodiversidade
Estimular o Reflorestamento!
Para estimular o reflorestamento, o governo federal criou o Programa Nacional de Florestas (PNF) pelo Decreto nº 3.420/2000, que tem como meta o incremento da área reflorestada de 170.000 hectares para 630.000 hectares anuais, a partir do ano de 2004. Seus objetivos são:
A Antar possui serviços de reflorestamento e consultoria e pode te auxiliar nesse processo.
Estimular o uso sustentável de florestas nativas e plantadas;
✔ Fomentar as atividades de reflorestamento, principalmente em pequenas propriedades rurais;
✔ Apoiar as iniciativas econômicas e sociais das populações que vivem em florestas;
✔ Reprimir desmatamentos ilegais e a extração predatória de produtos e subprodutos florestais, conter queimadas acidentais e prevenir incêndios;
✔ Promover o uso sustentável das florestas de produção;
✔ Ampliar os mercados interno e externo de produtos florestais;
✔ Valorizar os aspectos ambientais, sociais e econômicos dos serviços e dos benefícios proporcionados pelas florestas públicas e privadas;
✔ Estimular a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas florestais.
PROJETO REPLANTA ANTAR
Visto como uma grande conquista, o Projeto Replantar Antar traz uma nova forma de fazer floresta. O Programa, publicado através da resolução SIMA nº48, de 06 de agosto de 2020 abrange a Prateleira de Projetos do Programa Nascentes, onde os proponentes de projetos podem dar início à implantação de seus projetos aprovados antes da contratação e comercializá-los com a restauração ecológica em andamento ou já concluída.
Dentro dessa iniciativa, o Projeto Replantar Antar se preocupa em elaborar e executar projetos de restauração florestal com todo o aporte técnico e operacional necessário para o seu sucesso, para que, além de promover ativos de compensação ambiental a serem comercializados, a restauração ecológica atinja seus objetivos para a formação de florestas com alto grau de riqueza e resiliência.