top of page
spiral-floating-garden-biomatrix (1)-picaai (1).png
LOGO ANTAR 04.png
PARK HOUTAN

Construído sobre um antigo sítio industrial, Houtan Park é uma paisagem viva regenerativa em Xangai ‘s Ribeirinha Huangpu, em que recuperação dos alagados, controles de cheias ecológicas e estruturas e materiais industriais e da agricultura urbana são elementos integrantes de um projeto de estratégia de reparação global para tratar a água poluída do rio e recuperar a zona portuária degradada em uma forma esteticamente agradável.

1304085553-006-01site-plan-1000x734_edit

Área de Projeto: 14 hectares  

O terreno é um estreito linear de 14 hectares, 34,6 hectares, banda localizada ao longo da beira do rio Huangpu, em Xangai, China. Este terreno, anteriormente propriedade de uma fábrica de aço e um estaleiro naval, tinha poucas estruturas industriais remanescentes e o terreno foi muito utilizado como aterro de materiais industriais.

O objetivo do projeto do parque foi: criar uma Expo-verde, para acomodar um grande afluxo de visitantes durante a exposição de maio a outubro, demonstrar tecnologias verdes, transformar um espaço único para fazer a Expo, um evento inesquecível, e sua transição para uma permanente Waterfront Park público após a Expo.

O primeiro desafio foi restaurar o meio ambiente degradado.

O terreno é repleto de detritos industriais e da construção, tanto na superfície quanto enterrados em todo o local. A água do rio Huangpu é altamente poluída, com um ranking nacional de qualidade da água do Baixo Grau V, a nota mais baixa numa escala de IV é considerada impróprio para banho e recreação e desprovido de vida aquática. O desafio do design inteligente era transformar essa paisagem degradada em um espaço seguro e agradável ao público.

O segundo desafio era melhorar o controle de enchentes. O Floodwall concreto existente foi projetado para proteger contra uma inundação de 1.000 anos com uma elevação superior de 6,7 metros, mas é rígida e sem vida. Os 2,1 metros de oscilação diária das marés criam um enlameado e cheio da orla costeira e está inacessível ao público. Uma parede de retenção convencional continuará a limitar a acessibilidade e evitar a criação de habitats ao longo da borda da água. De forma alternativa, a proposta do projeto de controle de inundações foi necessária. A área é longa e estreita, travada entre o rio Huangpu e uma forma urbana expressa com fachada de água, é superior a 1,7 km (uma milha) de comprimento, mas em média apenas 30-80 metros de largura.

Estratégias de design regenerativo usadas para transformar o local em um sistema vivo, que oferecem serviços ecológicos globais, foram: produção de alimentos, inundações, tratamento de água e criação de habitats combinados em uma forma pedagógica e estética. O site é destinado a ser uma demonstração de inovação da cultura ecológica para a Expo 2010.

Através do centro do parque, uma zona úmida linear construída, com 1,7 km de comprimento e 5-30 metros de largura, foi desenhada para criar um mar revigorado como uma máquina viva para tratar as águas contaminadas do rio Huangpu. Cascades e terraços são usados ​​para oxigenar a água rica em nutrientes, remover e reter os nutrientes e sedimentos em suspensão, reduzir ao máximo as características da água agradável. Diferentes espécies de plantas de zonas úmidas foram selecionadas e projetadas para absorver poluentes da água. Testes de campo indicam que 2.400 metros cúbicos por dia de água podem ser tratados a partir de V grau inferior ao grau III. A água tratada pode ser usada com segurança em toda a Expo para usos não potáveis, e salvar meio milhão de dólares nos EUA em comparação com o tratamento convencional da água.

O wetland também age como um buffer de proteção contra inundações entre os 20 – e diques de controle de inundações de 1000 anos. O vale sinuoso ao longo do Pantanal cria uma série de limiares capazes de criar interesse visual e refúgio na exposição mundial movimentada com oportunidades de lazer, educação e pesquisa. O projeto terraço do pantanal alivia a diferença de elevação entre a cidade e o rio, com segurança reconectando as pessoas à beira da água. Além disso, o Floodwall concreto existente foi substituído por um enrocamento mais amigável que permite que as espécies nativas possam crescer ao longo do rio, protegendo a costa da erosão.

1304085717-123o9918-1000x666.webp
1304085713-123o9913-1000x666.webp

Sobreposta à matriz de regeneração da paisagem ecológica, são camadas de passado agrícola e industrial do site e futuro da pós-industrialização eco-civilização. Inspirados pelos campos da paisagem agrícola chinesa, terraços foram criados para quebrar a 3-5 metros a mudança de elevação de água à borda da estrada e para retardar o escoamento direcionado para o córrego na zona úmida artificial. Esses terraços são uma reminiscência de Xangai do patrimônio agrícola antes do desenvolvimento industrial do bairro da metade do século XX. Culturas e do pantanal, plantas foram selecionadas para criar uma fazenda urbana, permitindo que as pessoas a mudanças sazonais testemunhassem: as flores de ouro na primavera, girassóis esplêndidos no verão, a fragrância do arroz amadurecido na queda, e trevo verde no inverno. Ele fornece uma oportunidade educativa premier para as pessoas aprenderem sobre agricultura e dentro da cidade.

Inúmeras plataformas e fechados “contentores” são concebidos como os nós da rede pedonal, incluindo o ‘jardim suspenso’ transformada a partir de uma estrutura de fábrica e do porto de paisagismo. Estas plataformas e contêineres são integrados à rede pedonal para criar extensões maiores, onde pequenos grupos podem se reunir. Bosques de bambu e árvores chineses Redwood atuarão como telas ao longo dos caminhos para acabar com os espaços e compartimentos rodeados por árvores, utilizados para exposição de arte moderna e industrial, relíquias encontradas no local.

Houtan Park demonstra um sistema vivo, onde infraestrutura ecológica pode disponibilizar vários serviços para a sociedade, a natureza e o tratamento de água, novos ecológicos e métodos de controle de inundações. O design pós-industrial demonstra uma paisagem única produtiva, evocando as memórias e do futuro da civilização ecológica, prestando homenagem a uma nova estética baseada na baixa manutenção e paisagens de alto desempenho.

bottom of page